Trilha de melhores práticas em Enfermagem em Oncologia

O objetivo do curso é atualizar e Compreender o que é câncer e sua classificação, bem como os tipos de tratamento; Aprender quais as vias de aplicação do agente antineoplásico e cuidados; Entender os dias de aplicação do protocolo de quimioterapia; Compreender os principais cuidados com acesso venoso periférico e diferentes tipos de cateteres centrais; Aprender o que é quimioterapia vesicante e quimioterapia irritante; Entender como prevenir e tratar o extravasamento; Compreender os principais cuidados na administração de antineoplásicos; Conhecer as principais ações de enfermagem nas reações infusionais; Compreender os principais cuidados com resíduos químicos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e descarte de antineoplásicos.

Modalidade do curso: EaD (autoinstrucional).
Carga horária: 20 horas.
Período de oferta do curso: Inscrições até 01/12/2024

Enfermeira Especialista Dayane Vieira dos Santos Pereira. Enfermeira Coordenadora do Time de Melhores Práticas em Onco-hematologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Enfermeira Especialista Sylvia Santos Barreto. Enfermeira Coordenadora de Enfermagem Oncológica e Membro Ativo do Time de Melhores Práticas em Onco-hematologia.

O curso permitirá ao profissional construir o conhecimento por meio de 3 módulos: Básico, Intermediário e Avançado, proporcionando uma aprendizagem gradual e o desenvolvimento do raciocínio clínico.

O curso é autoinstrucional (sem o acompanhamento de tutor), está fundamentada com conteúdo contextualizados, atualizados e organizados de forma a levar em consideração os princípios da autonomia do aluno no processo de aprendizagem. Nessa concepção, o diferencial está no tratamento educacional dado ao conteúdo e na premissa de o aluno ser o responsável por seu próprio aprendizado, podendo buscar pelo conteúdo de seu interesse e necessidade profissional.

A estrutura do ambiente virtual de aprendizagem propõe estratégia pedagógica e didática de comunicação que organiza, fundamenta e harmoniza as informações e conteúdo. Já o planejamento instrucional adotado nas aulas permite a compreensão e a interação mais ativa do aluno, que pode fazer seu ritmo de estudo, com o conteúdo proposto. Nesse sentido, a abordagem instrucional adotada contribui para o desenvolvimento de estruturas conceituais e para a construção reflexiva e crítica do conhecimento, elementos presentes na aprendizagem significativa.

  • Reconhecer a importância da temática na sua atuação profissional baseada em dados epidemiológicos e definições sobre o câncer;

 

  • Compreender conceitos relacionados ao seu nível de atuação na administração dos antineoplásicos garantindo a segurança em todo processo da assistência;

 

  • Implementar medidas seguras no descarte dos resíduos químicos;

 

  • Identificar possíveis efeitos adversos dos medicamentos antineoplásicos e as urgências oncológicas, assim como as ações de enfermagem nesses quadros;

 

  • Compreender conceitos e indicações de tratamentos complementares;

 

  • Conhecer as principais doenças onco-hematológicas, bem como as intervenções clínicas e cuidados de enfermagem necessários a esses pacientes.

Técnicos e Auxiliares de Enfermagem que buscam desenvolvimento e atualização na temática.

Investimento: R$300,00

Endereço

Av. Paulista, 500 (3º andar) - Bela Vista | São Paulo - SP | CEP: 01310-000 | Tel.: (11) 3549-0673 | (11) 3549-0688 | (11) 3549-0654 | COMO CHEGAR