Trilha de melhores práticas em Enfermagem em Oncologia

A Fundação R. W. Johnson e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por intermédio da Diretoria Acadêmica da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS), tornam público e informam a abertura das inscrições para o processo seletivo de candidatos interessados em participar, na condição de aluno(a), do Curso de Extensão Trilhas em Oncologia em Enfermagem.

Consulte o Edital e atente para os critérios e condições para participar.

Clique aqui e acesse o Edital.
Clique aqui e acesse a Retificação 01.
Clique aqui e acesse a Retificação 02.

Modalidade do curso: EaD (autoinstrucional).
Carga horária total: 60 horas (sendo 20h por módulo).
Periodicidade: livre demanda.
Período de oferta do curso: 19/07/2022 a 19/12/2022.
Vagas: 100.
Regionalização: abrangência nacional.
Previsão da abertura do processo seletivo: 01 de abril de 2022.

Para mais informações sobre o curso, clique aqui.

Enfermeira Especialista Dayane Vieira dos Santos Pereira. Enfermeira Coordenadora do Time de Melhores Práticas em Onco-hematologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Enfermeira Especialista Sylvia Santos Barreto. Enfermeira Coordenadora de Enfermagem Oncológica e Membro Ativo do Time de Melhores Práticas em Onco-hematologia.

O curso permitirá ao profissional construir o conhecimento por meio de 3 módulos: Básico, Intermediário e Avançado, proporcionando uma aprendizagem gradual e o desenvolvimento do raciocínio clínico.

O curso é autoinstrucional (sem o acompanhamento de tutor), está fundamentada com conteúdo contextualizados, atualizados e organizados de forma a levar em consideração os princípios da autonomia do aluno no processo de aprendizagem. Nessa concepção, o diferencial está no tratamento educacional dado ao conteúdo e na premissa de o aluno ser o responsável por seu próprio aprendizado, podendo buscar pelo conteúdo de seu interesse e necessidade profissional.

A estrutura do ambiente virtual de aprendizagem propõe estratégia pedagógica e didática de comunicação que organiza, fundamenta e harmoniza as informações e conteúdo. Já o planejamento instrucional adotado nas aulas permite a compreensão e a interação mais ativa do aluno, que pode fazer seu ritmo de estudo, com o conteúdo proposto. Nesse sentido, a abordagem instrucional adotada contribui para o desenvolvimento de estruturas conceituais e para a construção reflexiva e crítica do conhecimento, elementos presentes na aprendizagem significativa.

  • Reconhecer a importância da temática na sua atuação profissional baseada em dados epidemiológicos e definições sobre o câncer;
  • Compreender conceitos relacionados ao seu nível de atuação na administração dos antineoplásicos garantindo a segurança em todo processo da assistência;
  • Implementar medidas seguras no descarte dos resíduos químicos;
  • Identificar possíveis efeitos adversos dos medicamentos antineoplásicos e as urgências oncológicas, assim como as ações de enfermagem nesses quadros;
  • Compreender conceitos e indicações de tratamentos complementares;
  • Conhecer as principais doenças onco-hematológicas, bem como as intervenções clínicas e cuidados de enfermagem necessários a esses pacientes.
  • Técnicos e Auxiliares de Enfermagem que buscam desenvolvimento e atualização na temática.

    A Fundação R. W. Johnson oferecerá bolsa de estudos de 90% do investimento total do curso, de modo que o candidato aprovado será responsável pelo pagamento de 10%, o que equivale a R$ 72,00.

    Endereço

    Av. Paulista, 500 (3º andar) - Bela Vista | São Paulo - SP | CEP: 01310-000 | Tel.: (11) 3549-0673 | (11) 3549-0688 | (11) 3549-0654 | COMO CHEGAR