Coaching de Saúde e Bem-estar

As mudanças econômicas, a pressão de determinadas indústrias e a evolução das tecnologias estão a contribuir para graves alterações no estilo de vida de hoje. Sedentarismo, níveis de stress elevados, excesso de peso/obesidade, alimentação deficitária e desregrada, aumento das horas de trabalho, diminuição do tempo e vontade disponível para o exercício físico, lazer ou socialização, são resultado não só das circunstâncias dos tempos, mas das escolhas que temos feito sobre nós próprios.

Esses hábitos contribuem para a prevalência de doenças de Estilo de Vida, manifestadas em inúmeras condições crónicas, mas que podem ser alvo de intervenções breves e efetivas.

O coaching de saúde e bem-estar (também chamado de health coaching e/ou wellness coaching) é uma abordagem voltada ao desenvolvimento de recursos de autocuidado para gerenciar doenças crônicas e/ou modificar o estilo de vida de modo a melhorar o estado de saúde e bem-estar.

Nas últimas duas décadas esta modalidade de coaching ganhou espaço significativo no suporte de tratamentos médicos e é de ampla utilização em vários lugares do mundo. No Brasil, a prática do coaching de saúde e bem-estar tem se desenvolvido ao longo da última década e no Hospital Alemão Oswaldo Cruz está presente desde 2010, em programas que têm por objetivo a promoção da saúde e o estilo de vida saudável.

Este curso foi estruturado a partir de diretrizes internacionais preconizadas pelo NBHWC (Noational Board for Health and Wellness Coaches) bem como pela experiência prática desenvolvida dentro do próprio hospital.

 

O objetivo do curso é capacitar profissionais com perfil multidisciplinar e background nas diversas áreas da saúde a atuarem sob uma perspectiva comportamental, na qual o processo de atendimento está centrado no cliente/coachee e na busca a construção contínua de autoeficácia e autonomia para o autocuidado. Este curso é destinado a profissionais da área de saúde que atuam em consultórios, clínicas, hospitais, seguradoras e buscam mudança de comportamento em saúde e estilo de vida para seus pacientes e clientes.

Objetivos

No fim do programa, os participantes terão ampliado o seu referencial teórico nas abordagens comportamentais em saúde e bem-estar de forma a posicionar-se no mercado com uma visão abrangente, sistêmica, diferenciadora e eficaz.

Objetivos Específicos (No final do curso, os formandos serão capazes de):

  1. Identificar e aplicar os principais modelos que sustentam prática profissional de Health & Wellness Coaching, tais como o Conceito de saúde/doença, Entrevista Motivacional, Modelo Transteórico para a mudança, Comunicação não-violenta, Visão Sistêmica da vida, Psicologia Positiva, Teoria U, Psicologia Cognitivo Comportamental aplicada ao coaching;
  2. Desenvolver habilidades centrais na prática de Coaching, com base nas competências core definidas pela ICF (International Coach Federation), tais como a escuta ativa e empática, a utilização de perguntas abertas, a utilização de reflexões, o não julgamento e a atenção plena;
  3. Aplicar as Competências Core da ICF para estabelecer uma prática de Coaching eficaz;
  4. Conhecer e respeitar o código de ética da ICF (International Coach Federation) e do NBHWC (National Board for Health e Wellness Coaches);
  5. Aplicar os conhecimentos adquiridos no seu próprio autocuidado em saúde e bem-estar;
  6. Aplicar os conhecimentos adquiridos na condução de processo de Coaching de Saúde e Bem-Estar;
  7. Comprometer-se com o desenvolvimento profissional contínuo;
  8. Realizar avaliações e conduzir processos de Coaching de saúde e bem-estar segundo diretrizes internacionais (NBHWC).

Os conhecimentos teóricos abordados dão subsídio técnico-conceitual para a formação e têm sua origem e abordagens já conhecidas na literatura de saúde comportamental como por exemplo: Modelo Transteórico de Comportamento (James O. Prochaska, década de 80); Entrevista Motivacional (Miller e Rollnick, déc. 80 e 90); Psicologia Cognitivo Comportamental (Beck, 1997; Caballo, 1996; Freeman, 1998); Psicologia Positiva (Snyder, 2002; Seligman, 2004; Graziano, 2005); Comunicação Não-Violenta (Rosenberg, 2006; Brown, 2012); Prevenção de recaídas e solução de problemas (Figlie, Bordin e Laranjeira, 2015; Wright, Basco e Thase, 2008). Além disso, conhecimento específico de técnicas de comunicação e relacionamento são também fundamentais na formação (Stevens, 2008; Penteado, 1997; Wolk, 2008, Moore et al., 2010).

Os conhecimentos de aprendizagem prática referem-se a competências procedimentais, ou seja, habilidades que o profissional deve desenvolver para atuar como coach. Estas competências serão desenvolvidas por meio de exercícios práticos, dinâmicas e da experiência prática de atendimento com supervisão. A aprendizagem prática conta ainda com a expertise do programa de coaching em saúde e bem-estar presente desde 2010 no Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Desde o início do curso os participantes são convidados a iniciar seu plano de bem-estar por meio do processo de auto-coaching. Entendemos que o comprometimento consigo mesmo traz coerência e aproxima a prática profissional da excelência.

As aulas acontecem com a apresentação de abordagens teóricas, exercícios práticos, demonstrações de coaching, discussão de casos e momentos de sensibilização. Ainda ao longo do curso os alunos serão orientados na construção de protocolos de coaching adequados à sua realidade profissional e acompanhados por meio de supervisão no atendimento de um cliente pro-bono de modo a colocar em prática o conhecimento aprendido e poder compartilhar sua experiência ainda em um ambiente de aprendizagem.

Carga horária total: 130 horas

  1. Modelos Teóricos (56 hs)
  2. Habilidades de coaching (17 hs)
  3. Processo de Coaching do princípio ao fim (15hs)
  4. Criação de Protocolos de intervenção em Health e Wellness Coaching. (6hs)
  5. Prática em coaching (pro-bono supervisionada e peer-coaching). (36hs)

Duração:

  • 5 Meses – semanal, às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30 – Início previsto para 11/02/2020 (*2 sábados das 8h30 às 17h30, dias: 29/02 e 16/05);
  • 5 Meses – quinzenal, às sextas-feiras das 19h30 às 22h30 e aos sábados das 08h30 às 17h30 – Início previsto para 01/08/2020.

Tipo de Formação: Extensão.

Certificação: o curso oferece dois certificados diferentes a partir da formação e experiência prévia do aluno: Certificado de Coaching em Saúde e Bem-Estar para profissionais com graduação na área da saúde e Certificado de Coach em Bem-Estar para profissionais com graduação em outras áreas.

O Coach em Saúde e Bem-Estar utilizará suas credenciais em coaching para atuar com pacientes e clientes que desejam melhorar sua saúde e seu bem-estar.

O Coach em Bem-Estar utilizará suas credenciais em coaching para atuar com pessoas que desejam melhorar o seu bem-estar e fazerem escolhas melhores de autocuidado, não é recomendado que atue como coach de pessoas portadoras de doenças crônicas.

Processo Seletivo: após efetuar a inscrição, todos os candidatos deverão enviar análise por meio do endereço eletrônico coaching@fecs.org.br. Além da análise de currículo, os candidatos que não possuem formação na área da Saúde serão convocados para entrevista com a Coordenação do Curso.

Para falar com a coordenação do curso, mande um e-mail para: coaching@fecs.org.br.
Para mais informações, clique aqui.

Profª Ma. Daniele Kallas – Currículo Lattes.

Endereço

R. João Julião, 245 - Bela Vista | São Paulo - SP | CEP: 01323-020 | Tel.: (11) 3549-0673 | (11) 3549-0634 | COMO CHEGAR