Prontuário Eletrônico e Tecnologia da Informação em Saúde

O curso aborda uma visão geral dos serviços e laboratórios auxiliares e de apoio diagnóstico e de terapia, bem como desenvolvimento das atividades em interface à gestão dos serviços hospitalares. Afinal, ter uma equipe amplamente treinada e capacitada é fundamental para minimizar os riscos que estas tecnologias oferecem tanto para o paciente como para os colaboradores.

É indicado para graduandos, técnicos e auxiliares da área assistencial em saúde, além de profissionais que ocupam ou desejam ocupar cargos de gestão.

A rotina de um laboratório de análises clínicas exige diversos processos para que sejam garantidas a segurança e a integridade das amostras, uma vez que os resultados destes exames impactam diretamente na opção terapêutica para os pacientes. Esse setor avalia diversas amostras de materiais orgânicos, tais como: sangue, urina, fezes, secreções entre outros. As amostras são analisadas por profissionais especializados que utilizam equipamentos específicos com objetivo de identificar produtos e valores e permitir a sua comparação com os indivíduos normais.

Já o laboratório de anatomia patológica faz uma abordagem um pouco diferente. Esse setor de diagnóstico avalia amostras de células, tecidos, secreções e peças cirúrgicas que foram extraídas dos pacientes. Os objetivos dos exames nesse laboratório estão ligados à identificação da doença, sua natureza, comportamento e agressividade.

A rotina dos exames nesses laboratórios deve seguir os procedimentos operacionais padrão e as boas práticas de laboratório definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

Os exames de diagnóstico por imagem têm por objetivo auxiliar médicos e dentistas na avaliação dos pacientes. Acredita-se que cerca de 50% dos pacientes atendidos em unidades de pronto atendimento, realizem algum tipo de imagem, desde os métodos mais convencionais como o raio-x, até os mais sofisticados como os exames de tomografia, ressonância magnética e hemodinâmica. Cada método tem diferentes funções e é fundamental compreendermos cada um deles e suas aplicações, para que os resultados obtidos possam auxiliar no tratamento do paciente.

A concepção da área de diagnóstico por imagem, deve estar alinhada ao planejamento estratégico da instituição e as áreas foco de atendimento. Devemos compreender o tipo de demanda que receberemos e desta forma selecionarmos os equipamentos que irão melhor suprir as necessidades com foco na qualidade e segurança.

Graduandos, Técnicos e Auxiliares da Área Assistencial e de Gestão.
  • Modalidade: On-line;
  • Carga Horária: 10h;

Investimento: R$99,00

Clique Aqui e Inscreva-se!

Endereço

Av. Paulista, 500 (3º andar) - Bela Vista | São Paulo - SP | CEP: 01310-000 | Tel.: (11) 3549-0673 | (11) 3549-0688 | (11) 3549-0654 | COMO CHEGAR